Instituição

A casa da família do Cónego Manuel Fonseca da Gama, em Vila Garcia, ficou para a Fábrica da Igreja de Alhais, através de um legado pio de suas irmãs – Dª Arminda Fonseca da Gama.
Urgia recuperar o imóvel, central à Freguesia de Alhais, dando-lhe um destino de utilidade ao povo, por intermédio da Igreja.
O envelhecimento da população e a falta de um pólo dinamizador dessa faixa etária levam ao equacionar do nascimento de uma estrutura que permita o seu enquadramento social nas vertentes religiosa e cultural, por outro lado a casa do Cónego Manuel Fonseca da Gama possuía a centralidade que permite a deslocação a pé de todos os aglomerados da freguesia de Alhais.
O Conselho Económico da Paróquia de Alhais, presidido pelo seu Pároco Padre Jorge Freitas, acompanhado das pessoas que integram esse órgão de gestão dos assuntos económicos da Paróquia, decidiram em 2011, criar uma estrutura que pudesse dinamizar um projecto que tivesse a recuperação desse património como base de desenvolvimento fosse útil para a população de Alhais e todo o Município de Vila Nova de Paiva.
Foi assim criado o Centro Social Paroquial de Alhais, pessoa colectiva religiosa composta por vários órgãos de gestão a quem S.E. Reverendíssima Senhor o Bispo de Lamego deu posse em Junho de 2011.
Este Centro Social Paroquial visa o desenvolvimento de projectos de âmbito social na Paróquia de Alhais e já está reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pretendendo desenvolver um projecto integrado e integrante no seio da comunidade.
Lançaram-se as bases do projecto e sua ideia de complementaridade da oferta social no Município, diferenciando-a pela positiva e pela inovação.
Foi assim elaborado um projecto de recuperação/ampliação da casa existente, com o objectivo de poder ser o centro de uma acção que contribua para a promoção integral de todos os paroquianos e colabore com os serviços públicos competentes ou com outras instituições particulares de solidariedade social num espírito de solidariedade humana, cristã e social.
Para isso desenvolveu-se um programa funcional que contemplasse duas valências principais: o Centro de Dia/Apoio Domiciliário e o Centro de Noite.